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O fim da saga Armani?

Giorgio-armani

Em 2010, os produtos da marca Armani, um império global que além de roupas, inclui acessórios, mobiliário, cosméticos e propriedades como hotéis, cafés e restaurantes, movimentaram nada menos que US$ 8 bilhões (na época, mais de R$ 13 bilhões). Em dado divulgado esta semana, os lucros da empresa cresceram 23% no ano passado, um resultado atribuído especialmente à ampla atuação da marca no mercado asiático. Essa é apenas uma amostra do universo por trás do estilista Giorgio Armani, que em um mercado em grande parte tomado pelos grandes conglomerados de moda, ainda se mantêm como único proprietário de sua marca.

À beira dos 78 anos, o designer italiano é o tema de uma extensa matéria publicada no Wall Street Journal esta semana. Na entrevista, Armani admitiu que o atual momento inspira mudanças e revelou que a nomeação de um sucessor é um assunto que permeia seus pensamentos todos os dias. “Desde o momento que acordo até a hora de dormir”, disse. Enquanto boatos dão conta que Stefano Pilati, ex-estilista da Yves Saint Laurent, seria um dos nomes cogitados para assumir a direção criativa da marca, a questão da gestão empresarial da Armani parece tão ou mais fundamental.

Segundo o artigo, Armani ainda guardaria certo remorso por não ter se aliado ao grupo LVMH, em uma negociação há alguns anos. “Juntas as duas companhias seriam algo grandioso.” Hoje, a hipótese da criação de uma fundação, que protegeria as participações dos herdeiros dentro da empresa, além de conceder suporte estratégico, é uma das principais opções para o empresário. “É difícil julgar a capacidade de meus sobrinhos. Eu diria que eles estão 70% prontos.” Mas antes de dar mais detalhes sobre o futuro da empresa ele dá o seu recado: “Essa questão da sucessão está nos meus ouvidos há mais de 15 anos. O fato é: enquanto eu estiver aqui, quem manda sou eu.”

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