Ctrl+C..Ctrl+V

Discussão do Plus Size é retomada

A grade de numeração da maioria das redes varejistas e marcas em geral vai do 36 ao 44. Todos os manequins acima dessa faixa ficam restritos às lojas do segmento plus size, mas ampliação desse mercado no Brasil sucita atenção em torno desse padrão. O que, afinal, configura um tamanho grande? Essa é uma das perguntas que norteiam uma nova discussão do Comitê Brasileiro de Normalização Têxtil e Vestuário. Segundo Maria Adelina Pereira, superintendente da instituição, uma norma atualizada está sendo estudada, mas o processo é minucioso e demorará cerca de dois anos para ser finalizado. “Alguns acreditam que o padrão plus-size começa a partir do 44, já outros 46”, comentou.

Outra particularidade importante desse segmento é a forma de medir o perfil. “As costas, por exemplo, são um ponto importante para os gordinhos. Nos tamanhos maiores temos que medir de ombro a ombro, por exemplo. Nos manequins normais acontece uma despreocupação neste sentido.” A cintura também é outro fator: “Muitos preferem usar a roupa acima da barriga, outros no meio dela ou abaixo. Isso gera variação na hora de normatizar a medida da cintura”, explica Maria Adelina.
A necessidade de uma avaliação mais minuciosa é devida aos recentes dados mostrados pelo IBGE, que apontou 21,7% dos jovens entre 10 e 19 anos com excesso de peso em 2009. Em 2020, a previsão é de que 30% da população brasileira (cerca de 55 milhões de pessoas) esteja nesse patamar.  Esses dados, aliados ao poder de compra e mudança no perfil desses consumidores, têm estimulado a especialização das confecções nesse nicho do mercado. O público, afinal, deseja roupas com seu tamanho que também sigam as tendências de moda.

As normas são propostas voluntárias e não impostas ou supervisionadas, mas, se bem estabelecidas, são um bom parâmetro para o consumidor e o mercado como um todo.

One thought on “Discussão do Plus Size é retomada

  1. Pingback: Do 46 ao 52 « Nicole Cabral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s