Eu quero!

Poá – tirando do armário

O poá voltou com força total. As bolinhas estão de volta à cena! Para aquelas que ainda torcem o nariz porque acham que a padronagem é muito anos 60 e que só combinam com roupas caretinhas, saibam que no inverno 2012 de Nova York esta é a estampa oficial. Além de Marc Jacobs, que fez uma coleção inteira com as bolinhas, Diane von Furstenberg, Yohji Yamamoto (na Y-3) e Rodarte investiram na padronagem. Vale de todos os tamanhos e cores, na roupa e nos acessórios – na Rodarte, por exemplo, elas apareceram nas meias-calças.

Quando a ordem do dia na moda é ser feminina, a clássica estampa de poá não pode faltar. Hit dos anos 1950, o segredo para aderir à tendência está na reedição do poá. Gloria Kalil alerta que “as bolinhas podem ser muuuiiito caretas. Então, tem que ter cuidado para não ficar muito certinho”. Revisitar o visual pin-up sem um tempero mais contemporâneo pode ser perigoso!  O bacana agora é misturar a estampa com peças listradas, bem coloridas ou até mesmo com os animal prints. O mix bolinha + bolinha também é perfeito para entrar no clima. Aposte nas versões minimalistas (minibolinha com minibolinha) ou na miscelânea completa (bolão + bolinha + cores fortes).

Para aqueles que preferem investir em uma peça única, como os vestidos, a melhor alternativa é brincar com os acessórios. Sapatos mais descolados ou cintos amarrados com graça são um bom contraponto para fugir do look careta.
Quer se inspirar em alguém mais atual do que Marilyn Monroe? Alexa Chung, Viviana Volpicella, Rachel Bilson e Natalie Portman são boas opções.

Dá só uma olhada nessas produções que graça:

O poá na passarela: Diane von Furstenberg, Marc Jacobs e Y-3

NO ESCRITÓRIO O poá na versão preto e branco nunca falha. Um vestido simples com essa estampa combinado a acessórios básicos é uma boa pedida. Outra boa ideia é investir em uma saia preta plissada com bolinhas brancas, uma blusa de mangas curtas e bolero ou blazer. Arremate a produção com acessórios coloridos em acrílico. Nos pés, vá de sapatilhas ou sapatos fechados.

NA NOITE         Na balada, você pode e deve ser sexy. Que tal um jeans skinny, uma blusa bem feminina vermelha de poás e sandálias de salto alto? Os brincos podem ser de pérolas. Se o evento for mais formal, escolha um vestido estilo anos 70. Preto e branco não é a única combinação possível que reflete elegância. Você também pode escolher bege e azul marinho. Já o vermelho, nesse caso, pode ficar nos acessórios.

NO DIA A DIA         Para looks casuais, vestidos de cores alegres que levam as bolinhas são a escolha perfeita. Ouse na combinação de tons: azul e roxo ou amarelo e laranja para visuais mais discretos; amarelo e roxo ou verde e vermelho para looks mais chamativos. Finalize com poucos acessórios e sandálias ou sapatilhas sem salto.

A HISTÓRIA DO POÁ         A história do poá é uma incógnita, com dezenas de versões espalhadas por livros e pela internet. Há quem diga que a estampa surgiu com imigrantes do leste europeu recém chegados à América. Na bagagem, eles teriam trazido a polka, um ritmo musical (daí, “polka dots”, que quer dizer poá em inglês) e inusitados figurinos com estampa de bolinhas, muito populares tempos depois. Outros atribuem a Walt Disney a paternidade do desenho. Ao criar Minnie Mouse em 1928, ele teria estudado catálogos de moda para concluir que listras e xadrezes não eram novidade e que ele precisaria de algo totalmente diferente para o figurino da ratinha mais famosa do mundo.

Independentemente da versão verdadeira, fato é que uma música popularizou em todo mundo as bolinhas na roupa: “Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini”, clássico de 1960 de Brian Hyland que ganhou versões em francês, italiano e alemão. No Brasil, ficou conhecida como “Biquíni de bolinha amarelinho”, na voz de Celly Campello.

Amei a mistura com o casaquinho de listras. Look retrô sem naftalina!

Aqui a modelo adicionou estampa de onça, skinny e jaqueta perfecto para quebrar o ar romântico da blusa.

A saia longa leva maxibolas e um detalhe na barra que fez toda a diferença: um simples nozinho deixa a ankle boot à mostra e o resultado fica bem mais legal!

Para as mais femininas, camisa com microbolinhas em tecido com leve transparência acompanhada de short de couro de cintura alta. O cinto de laço deixa tudo mais girlie.

Bohemian: mix com flores no vestido de modelagem ampla.

Macacão “divertido” usado com sandálalia abotinada fica moderninho.

Mais um mix com listras. Aqui míni poás enfeitam o macaquinho.

Amo o estilo da Erin Wasson.

E você? Preparada pra cair na tentação das bolinhas?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s