I die!

Liberty no Brasil ♥

Lembrada por seus florais miúdos, a Liberty (estampa querida de nós fashionistas) depois de uma parceria com a Nike em terras brasileiras, tá lembrada?, prepara-se para ampliar sua operação no Brasil. Criada em Londres em 1875, a empresa começou a chegar por aqui em 2009, com um portfólio de estampas com mais de 45 mil desenhos. “Não conhecíamos o mercado. Entramos via representante e notamos um interesse crescente” diz a croata Martina  Ergotic, diretora de marketing da filial nacional. “Dai surgiu a  proposta de um escritório próprio para atender toda a América do Sul”.

De uma casinha de dois andares dentro de uma charmosa vila no bairro de Higienópolis, a equipe importa o algodão e a seda. Mas estampa em Americana, lembrando a época em que a cidade do interior paulistano era um polo do setor. “Além do Brasil, só temos este sistema na Itália, Inglaterra e Japão. Foi a maneira que encontramos para evitar a burocracia da importação e ao mesmo tempo garantir a qualidade Liberty”, conta a empresária, que passou nove meses testando diferentes estamparias brasileiras até encontrar o endereço certo.

Atualmente trabalhando com pedidos mínimos de 350 metros com encomendas exclusivas, a empresa prepara novidades para 2013. “Além das padronagens que vendemos para marcas como Richards, Carlos Miele e Noir, Le Lis, queremos trazer as coleções baseadas em tendências”, conta, referindo-se aos lançamentos bienais previstos para chegar ao Brasil na mesma data em que são comercializados no Hemisfério Norte. “Vamos adotar a estratégia aplicada na Europa: empresas pequenas que não tem volume vão conseguir realizar compras a partir de 50 metros”.

E os planos não param por aí, com olho também no consumidor final, figura entre os projetos, uma filial da Liberty London, tradicional multimarcas que representa 50% do faturamento da empresa e comercializa, além dos tecidos, roupas by Stella McCartney, Peter Pilotto e Alexander McQueen e criações próprias, que incorporam o desenho Liberty em bases como couro e madeira.

“Enquanto isso não acontece, vamos instalar boutiques dentro de algumas lojas, com bolsas, agendas e gravatas by Liberty London”, conta, lembrando que também estarão por lá peças assinadas em parceria com celebridades como a cantora Florence Welch, além de colaborações com marcas como Nike e com a brasileiríssima Melissa, que lança a sua ainda em 2012.

Será que finalmente teremos um lar de florzinhas puramente brasileirinhas?

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